Lira Contabilidade X Athletic e a SAF

Você sabia que há uma nova realidade em que o futebol brasileiro foi inserido? Com a criação da Lei das SAFs, os clubes de futebol brasileiro passaram a ter a opção de se converterem em empresas, as chamadas Sociedades Anônimas de Futebol (SAFs). Isso proporcionou, na prática, novos métodos, novo modo de operação e institucionalização dos clubes esportivos. A legislação anterior previa que todos os clubes fossem classificados como associações civis sem fins lucrativos. Com essa nova Lei, os clubes que optam por migrar para esse novo modelo se transformam em clubes-empresa, podendo visar o lucro e contando com novas normas de governança e maiores possibilidades de financiamento, além de regras tributárias próprias mais favoráveis. 

O clube mineiro de São João del-Rei: Athletic Club tornou-se SAF e tem como parceiro a Lira Contabilidade, a qual auxiliará nesse novo cenário de práticas contábeis, trazendo eficiência, atenção, profissionalismo e o suporte necessário que o time precisa.

A mudança visa trazer mais profissionalismo para a gestão do clube de futebol, de forma a valorizar o futebol brasileiro enquanto produto e ampliar os horizontes das equipes, no que diz respeito a fontes de receita.

Em suma, a SAF nada mais é do que um clube-empresa submetido a uma legislação especial, a qual oferece vantagens tributárias e regras mais claras de governança e fiscalização.

Como funciona?

O processo SAF abrange renegociação de dívidas, comprometimento de parte das receitas para cumprir obrigações com credores e outras ações que venham equacionar despesas para equilibrar com as receitas.

A Lei SAF proporciona nos primeiros cinco anos ao pagamento mensal de um tributo unificado, limitado a 5% sobre as receitas mensais, exceto em transferências de atletas. Do sexto ano em diante, a alíquota cai para 4%, porém incidirá sobre toas as receitas da empresa.

 Vantagens

Com a Lira Contabilidade, essa unificação de tributos terá como vantagens: um baixo custo de conformidade; alíquota global reduzida para o recolhimento dos tributos federais nos primeiros anos de atividade e a previsibilidade do ônus tributário que a SAF suportará, considerando que haverá variação apenas de acordo com a receita auferida. 

Lira Contabilidade e essa nova gestão!

A Lira Contabilidade está atenta às diversas operações pertinentes, pronta para melhorar todo o processo e constituir um cenário de eficiência. 

Fica bem claro o quanto a contabilidade terá suma importância em todo o processo de gestão das SAFs. Este novo modelo de negócios exige minimamente um planejamento orçamentário equilibrado, oferecendo, desta forma, novos rumos para o Athletic a longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *